MD2 - MD4 - MD5

Umas das message digest mais usada é o MD5, que foi desenvolvido por Ronald Rivest da RSA Data Security, e pose ser usado livremente. E foi baseado no algoritmo MD4 que por sua vez foi baseado no MD2.

As funções de message digest MD2, MD4 e MD5 produzem mensagens de 128 bits apartir de um bloc de texto de qualquer tamanho. Inicialmente ele reparte o texto em blocos fixos e depois ele realiza sucesivamente uma série de operações matemáticas nos blocos de entrada.

Ronald Rivest publicou o MD2 na RFC1319. Para criar um message digest rapidamente, Rivest desenvolveu o MD4 que foi publicado nas RFC 1186 e 1320. O MD4 foi desenvolvido para ser rapido, compacto e implementado em máquinas com arquitetura "litlle-endian".

Vários ataques ao MD4 estão publicados na literatura sobre criptografia, então o Dr. Rivest desenvolveu o MD5, publicado na RFC 1321. Ele sofre uma grande re-estruturação em relação ao MD4 e inclui uma passage a mais internamente além doalgoritmo sofrer várias modificações significativas. Devido as modificações sofridas o MD5 é mais lento que o MD4. Mas ele é mais utilizado que o MD4.

Referências :


<=

http://www.absoluta.org      ---oOo---      verdade@absoluta.org

Copyright © 1998 - 1999  Verdade @bsoluta