[ SEGURANÇA ] 

Virtual Private Networks (VPNs) 



   Por: Verdade @bsoluta

 Uma opção de segurança cada vez mais popular é o conceito de VPNs (Virtual Private Networks), que incorporam a criptografia entre as extremidades de uma conexão (criptografia fim a fim). Dessa forma, é possível ter uma conexão segura entre duas máquinas distintas. Atualmente, essa tecnologia está sendo implementada em firewalls, permitindo que as organizações criem "túneis" seguros ao longo da Internet. No entanto, cada vez mais fornecedores estão anunciando a utilização de recursos de VPNs fim a fim, permitindo que as organizações criem um firewall "pessoal" em uma máquina; isso possibilitará controles de acesso mais eficientes e mais proteção para a confidencialidade de cada conexão do que os firewalls e as defesas de perímetro. 

 

    Benefícios 

  • Isolamento seletivo do canal de comunicação - As VPNs permite a criptografia transparente e seletiva das informações, uzando algoritmos fortes como DES, IDEA ou FWZ1.
  • Autenticidade e Integridade - Certificados de autenticação, interno e externo garante a autenticidade e integridade dos dados.
  • Usuários móveis - SecuRemote permite que os usuários móveis e distantes conectem-se a rede interna utilizando quaquer conexão IP (Dial-up, Internet, linha dedicada, etc.) e transmitam dados com segurança, pois os dados trafegam através de um "tunel" entre o usuário remoto e a rede interna, sendo que os dados são criptografados.
  • Gerenciamento - A geração e manutenção de todas as chaves é completamente automática.
  • Eficiência - Os esquemas de criptografia utilizado não retarda a velocidade de tranmisão de dados.
   
    Referências
  • http://www.houston.omnes.net 
  • Internet Security for Business ( ISBN 0-471-13752-9 )


 
<=

http://www.absoluta.org      ---oOo---      verdade@absoluta.org

Copyright © 1998 - 1999  Verdade @bsoluta