Por que usar criptografia com UNIX

Talvez você pergunte por que eu preciso de criptografia se eu já uso um sistema operacional similar ao UNIX que têm senha e e controle de acesso a arquivos para informações confidenciais. A resposta para está pergunta é uma palavra simples : o super-usuário.

Uma pessoa que acesse o UNIX com a conta de super-usuário pode passar por cima de todos os cheques e permições do sistema de arquivos do computador. Mas tem uma coisa que o super-usuário não pode fazer : decriptografar um arquivo criptografado com um algoritmo forte.

A reação para esta limitação é muito diferente entre computadores com controle de segurança baseados em permição de sistemas de arquivos e senhas, e controles de segurança baseado em criptogtafia. Quando você protege informações no sistema de arquivos do UNIX, as informações que você tenta proteger ficam no computador em texto claro. Isto está acessivel para o gerente do seu sistema (ou alguem com acesso de super-usuário), um hacker esperto não teria dificuldades para encontrar estas informações. Você simplesmente não pode garantir que os dados do seu computador nunca vão cair em mãos erradas.

Quando você protege as informações com criptografia, as informações ficam protegidas pela sua chave secreta, pela robustes do algoritmo de criptografia e pela implementação de criptografia que você está usando. Embora seu gerente de sistema (ou alguem que invada seu computador) possa ter acesso aos arquivos criptografados, eles não poder ler as informações gravadas nos arquivos.


<=

http://www.absoluta.org      ---oOo---      verdade@absoluta.org

Copyright © 1998 - 2000  Verdade @bsoluta