Endereço Relativo

A parte que corresponde ao endereço em um URL é simplemente, o nome ou número de um servidor da Internet. Esse endereço pode ser formado pela conhecida notação de nomes separados por ponto ( por exemplo, www.aquilonia.cnpq.br ) ou por uma sequência numérica ( como 127.0.0.1 )

É possível referenciar outros servidores da rede local, sem o endereço completo. Por exemplo, um URL para um documento de um servidor local denominado "aquilonia" poderia ser http://aquilonia/util/meu_documento.html. Não é necessário incluir o caminho completo.

Ao desenvolver uma série de documentos no seu servidor, você tem a possibilidade de usar um execelente atalho, empregando caminhos relativos em lugar de caminhos absolutos. É possível omitir o protocolo e o endereço e, simplesmente, iniciar o endereço do documento no hipervínculo, por meio de um caminho relativo. Vejamos, se você estiver trabalhando em um arquvi chamado "folclore.html" no seu servidor web e quiser vincular esse arquivo a "currupira.html" no mesmo diretório, o vínculo seria :

<A HREF=currupira.html> Lendas do Currupira </A>

Se o arquivo estiver em um subdiretório chamado "lendas", comece pelo nome do subdiretório :

<A HREF=lendas/currupira.html> Lendas do Currupira </A>

Alguns documentos da web sobre a HTML se refere ao caminhos absolutos e relativos como caminhos totalmente qualificados e parcialmente qualificados.

Você também pode especificar um caminho relativo até um documento M localizado em diretórios de níveis mais elevados, usando "..", o símbolo que corresponde ao diretório superior. Vejamos, esta referência indica um arquivo denominado "saci_perere.html" do diretório superior :

<A HREF=../saci_perere.html> Lendas do Saci </A>

Ainda que um documento esteja em uma ávore de diretórios inteiramente isolada, embora situada no mesmo servidor, você pode omitir o protocolo e o endereço da Internet, iniciando o nome do arquivo om uma barra (/). Essa representação referencia o diretório principal de documentos do servidor, a partir do qual os subdiretórios e os diretórios com nomes alternativos podem ser referenciados. Vejamos, se seu servidor possui uma árvore de diretórios separada, denominada "folclore" e localizada abaixo do diretório principal de documentos, basta escrever :

<A HREF=/folclore/currupira.html> Lendas do currupira </A>

Além de servir como atalho de digitação, o uso de nomes de caminhos relativos é recomendável, pois permite a criação de documentos mais portáveis. Dessa forma, você pode remover ou renomear árvores de diretórios inteiras, sem ter de editar cada arquivo de HTML no diretório para alterar os nomes dos vínculos.

Importante - O uso de URLs relativas é uma prática comumente aceita, todos os browsers reconhecem, MAS não faz parte do padrão SGML.


<=

http://www.absoluta.org      ---oOo---      verdade@absoluta.org

Copyright © 1998 - 1999  Verdade @bsoluta